quarta-feira, 24 de junho de 2015

Enjoos e náuseas

Dentro de toda resiliência necessária nessa primeira semana de cirurgia eu consegui manter a serenidade e continuar feliz com minha decisão. No entanto, nem todos os dias foram fáceis. 

Desde que comecei a tomar o caldo salgado alguma coisa não deu certo. No início achei estranho porque quando recebi a dieta imaginei que faria essa parte sem problemas, já que sou apaixonada por sopa. Acontece que o caldo, vim tristemente a descobrir - não se parece nada com o tipo de sopa que eu gosto.

Primeiro porque ele precisa ser muito ralinho, só a água de cozimento dos alimentos mesmo, sem nada amassado ou liquidificado. Segundo porque além de ser assim, ele precisava passar pelo coador de papel ou de pano. Terceiro porque o cheiro fica estranho. Quarto, sejamos justos: não fica nada diferente de uma mini poça de água suja. 

Ainda assim tentei tomar dois copinhos de 50 ml no almoço e dois na janta, como manda o figurino. No sábado eu consegui. No domingo, tomei só no almoço. Na segunda, o cheiro me fazia ter náuseas. 

Tentamos então mudar a receita: ao invés de cozinhar a batata e a mandioquinha com carne, colocamos frango. Eu amo canja - a lógica diz que esse caldo seria sensacional. 

Mas não. Ele ficou "bebível". Na hora em que foi feito, tomei os dois copinhos na janta. No dia seguinte, apenas um no almoço e à noite nem pude vê-lo sem golfar. 

Tínhamos um problema então, porque era a única coisa salgada da dieta. E ficar sem os meus amados salgados não é legal. Então tive consulta na terça com o meu cirurgião. Ele viu os pontos, estão cicatrizando bem e me orientou a caminhar mais, deu uma bronca de leve no meu sedentarismo. 

Aí expliquei pra ele o problema e fui autorizada a ficar sem salgado na janta de terça e na quarta, já que na quinta faria uma semana de cirurgia e poderia entrar com o tão sonhado caldo de feijão. Fiquei feliz por não ter que me preocupar mais com os enjoos.

Maaaaas... sempre tem um mas. Hoje eu senti muita falta de caldo salgado. E corri falar com a nutri. E então ela caiu do céu, me amparou no colo e disse as palavras mágicas: "pode começar com o caldo de feijão coado na peneira hoje na janta". 

Fiquei eufórica! Liguei pra minha mãe. Ela trouxe o feijão. Fomos ao mercado comprar a batata e a carne pra cozer junto, exatamente como manda a receita. E posso te dizer: o mundo ficou mais colorido. Peneiramos, ficou o caldinho não tão ralo e muito saboroso do meu amado feijão. Confesso que foi a refeição mais maravilhosa que já fiz na vida. Precisei me controlar para tomar um gole a cada três minutos, porque estava morrendo de vontade de virar a panela em cima de mim. Acabei jantando três copinhos de caldo de feijão. Além de estar feliz, estou exausta de tanta comida. Estufada, farta. Parece que saí do Outback depois de comer uma costela inteira com batata recheada e um Tunder de sobremesa. 

Eu e minha cara de felicidade maníaca com o primeiro copinho de caldo de feijão 


Agora sim a vida voltou a fazer sentido. Para melhorar, amanhã entram na dieta: iogurte batido com frutas, suco Ades zero e a minha tão sonhada gelatina. Confesso que já abri a geladeira algumas vezes só para ter essa visão do que realmente é uma vida boa:

Vários potinhos de gelatina diet de uva

Posso dizer com alegria que conclui a primeira etapa da minha cirurgia, Acabou a primeira semana. Amanhã começa a fase dois, logo será a três, a quatro, a cinco e quando eu menos esperar minha saúde estará em ordem e meu corpo estará em paz. 

Ontem, no médico, fizemos a pesagem. Em cinco dias de operada perdi nove quilos. Como estou bem acima do peso, não é nada a olhos vistos. Mas fez um bem danado pro meu ego, pra minha autoestima e pra minha força, porque prova que eu sou capaz. 

E assim mais um dia se passou nesta minha nova vida. Eles parecem iguais por conta da rotina necessária e rígida, mas na verdade está tudo diferente. Pensar no futuro me traz a esperança que há tempos eu havia perdido. Que bom!

Beijos magros,




3 comentários:

  1. Tenho dó do Le e do Vini
    Pq caminhadas + feijão = p....i.....os e muitos
    Kkkkkkkkkk
    Bjs kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Comparar a ingestão da costela + batata do Outback com feijão? kkk
    Um puto incentivo :D

    ResponderExcluir